Pizza Napolitana

A pizza, graças à imigração italiana em todo o mundo que a pizza pode chegar aos nossos dias como um alimento tão difundido e consumido.

A pizza seria uma evolução da picea, um disco de massa fina com farinha e água na época dos Hebreus. Os Romanos a levaram para a Itália, aonde teria recebido este nome.

Seja qual for sua origem efetiva este alimento passou a ganhar fama a partir da cidade de Nápoles, no sul da Itália, na época anterior ao Renascimento. Alguns historiadores narram que camponeses pobres usavam seus limitados ingredientes para fazer um pão achatado com queijo, então vendiam suas “pizzas” pelas ruas da cidade.

Ao longo do século XVII e XVIII, a cidade começa a ganhar fama por fazer a melhor pizza da Itália.

Em 1830 Náoles abriu a primeira pizzaria no mundo, a “Pizzeria Port’Alba”, que ainda existe e funciona na Via Port’Alba, número18.

Entretanto, até esta época a pizza era restrita às camadas mais pobres da cidade e não chegava aos nobres burgueses.

A partir da visita do Rei Humberto e a rainha Margherita à cidade de Nápoles que o destino dessa iguaria começou a mudar.

O sabor da pizza napolitana é até hoje considerada uma das melhores!

Os ingredientes da pizza napolitana original é molho de tomate, mussarela, rodelas de tomate selecionados e manjericão em cima de uma deliciosa massa de pizza crocante.