Muito Além da Picanha

A maioria das pessoas, quando perguntadas sobre qual seu tipo de carne preferido, responde prontamente picanha. Isso não é uma grande surpresa, considerando a suculência e o sabor dessa iguaria. O que poucas pessoas sabem é que existem outros tipos de carne que podem substituir a picanha em pé de igualdade num rodízio de churrasco gaúcho.

A picanha é o corte mais famoso e badalado, para ser assada no espeto, precisa ser cortada em medalhões. O miolo da alcatra é uma opção à altura. Localizado entre e a maminha e a picanha, é um corte magro, com pouca gordura, macio e saboroso. Uma sugestão é apreciar essa carne após algumas entradas, como linguiças, queijos e pão de alho.

A verdade é que não existe carne de primeira ou de segunda, o que difere é o modo de preparo próprio para cada tipo de carne. Se o corte lagarto for assado no espeto, ficará muito duro, porém, se preparado na pressão com um bom molho, o sabor é maravilhoso. Da mesma forma, fazer churrasco com filé não fica tão bom quanto numa boa frigideira, senão fica muito seca a carne.

Há outras opções de carne macia, saborosa e gorda, como a costela e a maminha. Outra carne muito saborosa é o lombo entrecot (bisteca) e o contra filé. Este tem de ser assado com cuidado para não ficar duro. A paleta de cordeiro, quando bem preparada, é divina.

Para os gaúchos, o corte mais amado é a costela, corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Essa carne se apresenta de muitas formas e com tempo de cozimento bastante diferente, mais longo, para amaciar suas fibras. Muito versátil, seu modo de preparo é o que define seu sabor. Só não pode ficar muito seca, pois a costela é um tipo de carne apreciado mais suculento. As carnes preparadas com osso têm sempre um sabor muito especial e quem conhece um bom assado de costela sabe que não tem nada melhor.

O cupim costuma ter bastante gordura, ótimo para quem gosta de carne desta forma. A maminha é uma carne saborosa e suculenta, que deve ser servida entre mal passada e ao ponto, pois se ficar muito passada o sabor pode se alterar. E tem também o vazio, a ponta sem osso da costela. Grande e com gordura é sinal que provém de um animal de boa qualidade. Muito saborosa, é considerada uma das melhores carnes para churrasco, devendo ser cortada em pedaços grossos.

Como vimos, um bom churrasco gaúcho pode ter muitas opções saborosas de carne. Na Churrascaria Boi Brasil você encontra todas elas e muito mais. O bom é poder experimentar todas.