Ceviche de Tilápia – A Delícia Peruana Que Encanta os Brasileiros

O brasileiro, povo muito aberto e receptivo, costuma incorporara culinária de outros países ao seu cardápio. Essa diversidade é bastante positiva, uma vez que nos apresenta a culturas e sabores diferentes que aguçam ainda mais nosso paladar.

Essa experimentação nos proporciona alguns temperos que, de tão marcantes, despertam reações de amor ou ódio à primeira garfada. Fortes, intensos e quase impossíveis de passar despercebidos pelo nosso paladar. O ceviche de tilápia do buffet gourmet da Boi Brasil é um desses pratos marcantes, que tradicionalmente leva três temperos fortes: coentro, cebola roxa e pimenta.

O ceviche de tilápia é feito com cubos de peixe marinados ao suco de limão. Essa mistura cria um processo químico onde a proteína se desnatura, mudando a textura do peixe, aumentando seu sabor, pra tirar qualquer um do sério. Leve e saudável, pode ser servido como petisco, entrada ou prato principal. Costuma ser incrementado com acompanhamentos, como batatas doces cozidas ou milho.

Há quem acredite que a origem do ceviche é japonesa, mas trata-se de um legítimo prato peruano, parte da culinária andina, feito por povos da região há milênios. Muito popular em outros países como Colômbia, Equador, Chile e México, o ceviche de tilápia tem ganhado cada vez mais fãs aqui no Brasil. Mas é no Peru que o prato é especialmente querido e amado, uma verdadeira paixão nacional, parte do patrimônio cultural peruano e tem até uma data comemorativa só pra ele, dia 28 de junho.

Lá no Peru a paixão pelo ceviche de tilápia é tamanha que é possível encontrar o prato em qualquer lugar, desde barraquinhas nas ruas, como em centenas de cevicherias especializadas nessa iguaria.

O ceviche de tilápia é perfeito para ser apenas um petisco, servir de entrada para família e amigos junto com uma cerveja gelada ou até mesmo ser o prato principal de uma refeição leve e saborosa. Esse prato é o favorito de muita gente, pois até que não é muito fã de peixe fica maravilhado com os sabores. O contraste entre a pimenta, a cebola roxa, o peixe macio e a acidez do limão cria um prato incrivelmente saboroso e saudável, Sofisticado, porém, ao mesmo tempo, simples.

O que você está esperando para tirar a prova dessa paixão toda pelo ceviche de tilápia, além de experimentar outros pratos especiais do buffet gourmet da Churrascaria Boi Brasil? Depois volte aqui pra nos dizer o que achou.