A legítima culinária japonesa no Buffet Gourmet da Boi Brasil

A maciça presença da colônia japonesa em São Paulo faz a diversidade da culinária daquele país cair no nosso gosto. O sushi, o sashimi e o nigiri são três pratos nipônicos, tradicionais e festivos, saídos diretamente da legítima culinária japonesa, oferecidos pelo buffet gourmet do restaurante Boi Brasil. Quem conhece se apaixona.

O sushi, também conhecido pelos nomes de “enroladinho”, “pneuzinho” ou “rodinha”, é recheado por uma pequena tira de arroz compactada avinagrada, que cobre outro pedaço de peixe cru ou outros ingredientes, tudo finalmente enrolado por uma tira de algas marinhas desidratadas – o nori. Fica delicioso com molho shoyu de soja. Existem vários tipos de sushis, com nomes que variam conforme o peixe e a forma como é feito. São, ainda, opções saudáveis: o sushi com atum traz apenas 45 calorias; o de salmão, 39; o de peixe branco 30; e, o de camarão, 35 calorias.

O sashimi é quase sempre a entrada em uma refeição formal japonesa: são “apenas” as fatias de peixe cru, sem arroz, podendo ser atum, salmão ou peixe branco. Como o sushi, é também regado pelo shoyu e, ainda, pela pasta verde de raiz-forte, o wasabi. As porções de sashimi são pura proteína saudável e apresentam ainda menos calorias: o sashimi de atum tem apenas 25; o de salmão, 21; e o de peixe branco, 19. Podem ser intercalados com fatias de limão, o que dá um frescor extra ao prato. Tradicionalmente considerado como o mais sofisticado prato da culinária japonesa, deve ser saboreado antes dos outros pratos, para que o paladar não seja afetado. Em termos culinários, o sashimi representa a apreciação cultural dos japoneses pela sutileza.

O niguiri ou nigiri é só o bolinho de arroz prensado, em diversos formatos. O ingrediente básico do niguiri é o arroz japonês cozido só com água: um pouquinho de sal, água e um par de mãos habilidosas. Pode ser feito tanto à mão quanto em formas triangulares, retangulares ou ovaladas. É muito encontrado, em sua forma pura, em refeições casuais ou familiares. A versão servida no buffet gourmet da Boi Brasil é a mais elaborada, recebendo uma cobertura de peixe cru.

A maior marca da comida japonesa é sua preparação com estética minuciosa e perfeição em cada corte. Trata-se de uma cozinha sem excessos, feita com harmonia e ingredientes de primeira qualidade. Além de ser deliciosa, traz diversos benefícios para a saúde, como o ômega 3, proteínas e as vitaminas A, B1, B2, B6 e C.

Não deixe de apreciar e saborear essa arte da culinária japonesa legítima do buffet gourmet da Boi Brasil.