A História da Pizza

A pizza, iguaria tão apreciada pelo brasileiro nada mais é que uma massa feita com farinha de trigo, coberta com molho de tomate e queijo ou carnes defumadas, com um toque de orégano por cima e levada ao forno. Pode ser recheada com uma infinita possibilidade de alimentos, entre legumes, verduras, carnes e até mesmo doces.

A História da Pizza, ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não nasceu na Itália. Sua origem tem início há mais de 6.000 anos atrás, provavelmente entre egípcios e hebreus. Ela não era feita da mesma forma como é conhecida hoje, era usada massa de farinha mesclada com água, semelhante ao atual pão sírio e servida dobrada ao meio.

Os italianos podem não ter criado o prato, mas mudaram a forma de se fazer e popularizaram o consumo em todo o mundo, ao adicionarem o uso do tomate e adotarem o formato redondo. Antes de ficar famosa, a pizza era um prato estritamente elaborado para matar a fome dos trabalhadores pobres que habitavam o Sul da Itália. Geralmente a massa vinha acompanhada de toucinho, peixe frito e queijo.

É sobretudo entre os séculos 18 e 19 que a pizza impõem-se como o prato preferido do povo napolitano, tornando-se parte da tradição culinária e símbolo da cidade de Nápoles. Também, nesse período, o hábito de degustar a pizza no lugar onde ela é feita e não apenas em casa ou nas ruas, começa a se firmar, abrindo caminho para o surgimento das primeiras pizzarias, criadas com as mesmas características como as conhecemos hoje. Aos poucos, o prato passou a ser consumido e apreciado tanto por ricos, quanto por pobres. A pizza pode ser considerada o alimento mais democrático que existe, pois agrada e é acessível a todas as camadas sociais.

Foram os imigrantes italianos que trouxeram essa iguaria ao Brasil, celebrizando o bairro paulista do Brás, em São Paulo. A partir dos anos 50, as pizzarias se disseminaram por todo o país, tornando o prato item tradicional no cardápio da maioria dos brasileiros. Atualmente, as cidades campeãs de consumo de pizza são, respectivamente, Nova Iorque e São Paulo.

O primeiro rodízio de pizza do mundo foi criado no Brasil, em São Paulo, no bairro do Pari, no ano de 1976. Com a proposta de cobrar do freguês um valor fixo para que ele comesse à vontade quantas fatias quisesse, a ideia fez sucesso, formando filas na frente dos estabelecimentos.

E quem procura saborear os mais variados e apetitosos sabores de pizza sabe que a Boi Brasil, uma das mais conhecidas pizzarias de rodízio zl, localizada na Vila Prudente há quase 20 anos, está cada dia melhor.

Recentemente reformada, na Boi Brasil você encontra preço justo  e acessível , atendimento atencioso, ambiente agradável e aconchegante e deliciosas pizzas com muitas opções, para todos os gostos. Além do rodízio de pizza, o estabelecimento dispõe de um bar para confraternizações e eventos corporativos.